Monitoria Acadêmica


Contato:


A MONITORIA ACADÊMICA é o conjunto de atividades oferecidas pelo CPS, que coloca o aluno interessado, diante das bases da docência. Por meio de uma atuação didática frente aos demais estudantes e sob a orientação de um professor, o aluno-monitor vivencia parte das atribuições da docência de nível superior, o que contribui não apenas para uma formação acadêmica mais completa, como para ampliar e qualificar suas habilidades e conhecimento para uma carreira no magistério.

A Monitoria Acadêmica é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/1996, que determina em seu Artigo 84 que "Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.”

O Programa de Monitoria das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs), mantido pelo CPS, tem por propósito principal o aprimoramento do ensino de graduação de cada Fatec, tendo por foco estudantes regularmente matriculados. Atualmente, o referido Programa é oferecido em duas categorias: (i) Monitoria de Disciplina; (ii) Monitoria de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

A oferta está sempre relacionada com as demandas pedagógicas de cada curso, assim, para que todos os interessados tenham acesso, um edital com a disponibilização das vagas é publicado semestralmente, com as disciplinas disponíveis, prazos e todos os requisitos do processo seletivo.

O programa de monitoria da FATEC Tatuapé emite para o aluno-monitor, um Certificado ao fim do período letivo e, prove o pagamento de Bolsa Monitoria pelas atividades exercidas, não conotando em hipótese alguma vinculação trabalhista, previdenciária ou afim com o CPS.

Conforme publicado no DOE; Poder Executivo, Seção I, São Paulo, 128 (130) – 43, terça-feira, 17 de julho de 2018, Página 4 de 6, a participação no Programa de Monitoria de Disciplinas será exercida por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do CPS, para a aplicação do resultado da aprendizagem profissional no contexto socioeconômico do Estado de São Paulo, sob a orientação e responsabilidade de professor-orientador e atendendo os seguintes requisitos:
I - Demonstrar desempenho discente compatível com as finalidades do programa, devidamente comprovado pelo histórico escolar;
II - Ser aceito como orientando por um docente da unidade com especialização, mestrado ou doutorado;
III - Estar matriculado entre o 1º semestre e o início do 5º semestre;
IV - Não tenha sofrido penalidades previstas no Regime Disciplinar Discente (Deliberação CEETEPS 39/2017).

Após aprovação no processo, o aluno assinará um Termo de Compromisso e será encaminhado para iniciar a monitoria sob a orientação do professor designado. Mediante o bom desempenho do aluno, poderá ocorrer renovação do período de monitoria com a possibilidade de prorrogação por mais 1 (um) semestre letivo, e para isso, elementos como frequência, disponibilidade para o cronograma previamente definido, presença junto ao professor na sala de aula para o acompanhamento da disciplina em questão, orientação dos demais estudantes nas atividades práticas e na diluição de dúvidas sobre os temas pertinentes à matéria, participação em grupos de estudos e de trabalhos que contribuíam para o auxílio do professor e dos estudantes, entres outras, estruturadas respaldadas pelo edital.

Todo o suporte ao aluno-monitor e o acompanhamento do desempenho, será feito pelo professor-orientador responsável pela disciplina. A mensuração da performance do aluno é feita mensalmente, e bons resultados são condição fundamental para a continuidade do trabalho. A supervisão deste programa é feita pela coordenação do curso em que a disciplina de monitoria está atrelada.

A atividade de monitoria é de extrema relevância para a Instituição, para o professor, para o corpo discente, para o aluno-monitor e para a sociedade como um todo. Ela possibilita canais de compartilhamento de saberes e experiências concretas entre todos esses agentes e garante que o futuro docente tenha sua atuação e comunicação facilitada para um fluxo de excelência na troca de conhecimentos, no ensino e na aprendizagem como um todo.


Horário e link do Teams


Legislação


2º semestre de 2021.


1º semestre de 2021.